top of page

Conectando Conhecimento e Ideias, Cultivando Líderes

  • Instagram
  • LinkedIn
Foto do escritorMarcela Azevedo

3 maneiras que o Agile está impactando os recursos humanos

Atualizado: 20 de set.


Para que uma organização conclua com eficácia uma transformação do Agile, todos os departamentos precisam estar envolvidos. E embora as estruturas reais do Agile possam não ter um impacto direto sobre como as atividades do dia-a-dia são tratadas no próprio departamento de Recursos Humanos, o RH definitivamente será impactado pela mudança do Agile de sua empresa.

Na verdade, nas transformações mais bem-sucedidas, o RH é um impulsionador da mudança e um eixo fundamental que orienta o sucesso de outros departamentos.


1. Mudanças de pessoal

Como o departamento responsável pela aquisição de talentos, revisões periódicas, ações disciplinares e demissões, o departamento de Recursos Humanos desempenha um papel fundamental em garantir que uma organização Ágil tenha as pessoas de que precisa nas funções que são mais adequadas e que todos estão desempenhando sua carga de forma adequada.


Mudanças no conjunto de habilidades.

Isso é muito diferente dos processos de contratação e demissão em organizações tradicionais porque muitos dos conjuntos de habilidades necessários foram alterados. Por exemplo, indivíduos com experiência mais ampla e capacidade de mover-se facilmente entre as disciplinas provavelmente terão mais sucesso em um ambiente Agile do que aqueles que se especializam em apenas uma habilidade. Buscar esses clientes em potencial “mais ágeis” torna-se importante para uma equipe de RH ágil.


Trabalho em equipe.

Em uma organização ágil bem-sucedida, as análises de desempenho individuais devem ser baseadas principalmente no sucesso ou fracasso da equipe, em oposição ao mérito único do indivíduo. Isso altera drasticamente o processo de revisão periódica tradicional e coloca uma ênfase muito maior em quão bem o indivíduo trabalha dentro da equipe e quão bem a equipe coordena e maximiza as contribuições de cada membro.




2. Mudanças de treinamento e desenvolvimento

O papel tradicional de RH como líderes em treinamento e desenvolvimento para a organização também será impactado por uma mudança para o Agile.

O treinamento cruzado e o compartilhamento de habilidades interdepartamentais são a norma em um ambiente Ágil, pois isso facilita o tipo de reações rápidas às mudanças nas circunstâncias e prioridades que uma organização Ágil é capaz.

Para tornar isso possível, o RH pode ter que reformular completamente seu processo de treinamento e desenvolvimento. Em vez de mover os funcionários por um caminho educacional pré-determinado, conforme ditado por suas decisões de cargos e planos de carreira, pode ser mais benéfico estabelecer um acesso mais aberto e autogerenciado a vários recursos educacionais e permitir que os próprios funcionários assumam o controle de seu próprio desenvolvimento dentro de diretrizes estratégicas.

Por outro lado, o treinamento formalizado específico para a transformação Agile é benéfico para todos os membros da organização, desde a equipe de produção até o C-suite. O RH deve equilibrar a necessidade de treinamento generalizado que beneficia a muitos e o treinamento individualizado de que cada funcionário pode ou não precisar em um determinado momento.


3. Repensando os caminhos da carreira

Quando uma transformação Agile é concluída e escalada para o topo da organização, toda a ideia de planos de carreira muda.

Não é mais viável considerar a ascensão de um indivíduo da produção à supervisão e à gerência até o nível executivo com base principalmente na antiguidade ou na experiência. Em um ambiente Agile, as funções são criadas, expandidas ou eliminadas com base nas necessidades atuais e na direção estratégica da organização.


Os conjuntos de habilidades de alguns indivíduos são perfeitos para funções como Scrum Master, Product Owner ou como membro do PMO. Outros, apesar de décadas de experiência, podem se encaixar em uma função de produção melhor do que qualquer outra coisa.

Para manter tudo funcionando perfeitamente e manter uma máquina Agile bem lubrificada, fatores como remuneração, reconhecimento e vantagens de antiguidade devem ser ajustados para levar em conta o fato de que alguns que merecem a remuneração, reconhecimento e vantagens de um executivo da empresa podem estar adicionando seu valor na equipe de programação, e isso está OK.

Comments


Receba os artigos no seu e-mail. 

Thanks for submitting!

bottom of page