top of page

Conectando Conhecimento e Ideias, Cultivando Líderes

  • Instagram
  • LinkedIn
Foto do escritorMarcela Azevedo

4 características de uma cultura ágil

Atualizado: 8 de jan. de 2021

Projetado para aumentar a flexibilidade, acelerar o tempo de lançamento no mercado e melhorar a qualidade do produto, o Agile permite que as organizações respondam de maneira mais eficaz às mudanças rápidas e contínuas no mercado. Mas mudar de uma estrutura Waterfall para uma estrutura Agile requer mais do que um compromisso casual. Adotar e sustentar a verdadeira agilidade requer uma mudança cultural que começa no coração do seu negócio e se estende por toda parte.


Existem quatro características, que são interdependentes e precisam acontecer juntos para se obter todos os benefícios de foco no cliente, auto-organização, experimentação e redes colaborativas essenciais para uma organização Ágil.


1. O cliente está no centro do que as pessoas fazem e pensam. Existe um interesse e uma curiosidade genuína sobre o cliente nas empresas com a cultura ágil - quem são os clientes, o que é importante para eles e como você pode ajudá-lo a resolver seus problemas ou aprimorar seus negócios / vida.


2. Os funcionários conhecem seu valor e importância para o resultado, os líderes confiam em seus funcionários para cumprir suas "promessas" relacionadas ao trabalho. A contribuição de todos é valorizada e há uma crença positiva relacionada ao poder das pessoas para o sucesso do trabalho.


3. Em uma cultura ágil, há abertura para feedbacks e aprendizado. Testes e experimentações estão no cerne de como o trabalho é estruturado - isso significa passar da visão certa / errada do mundo, para sempre perguntar e questionar os paradigmas.


4. Desbloquear o potencial das pessoas nas equipes se torna fundamental para que uma cultura ágil floresça. As equipes são autônomas e conectadas aos clientes e entre si. Eles são dinâmicos, e auto-organizáveis em torno de objetivos específicos. O tempo é gasto conversando e formando conexões, criando alinhamento dentro e entre grupos.


Uma cultura verdadeiramente ágil é aquela em que a confiança forma a base de qualquer relacionamento e onde o feedback não é apenas recebido de braços abertos, mas procurado por todos.


Não há melhor teste para avaliar o quão ágil é uma cultura do que avaliar esses atributos culturais acima.





Quer conhecer nossos treinamentos e programa de transformação Ágil, entre em contato.

Comments


Receba os artigos no seu e-mail. 

Thanks for submitting!

bottom of page