O Agile representa uma mudança cultural complexa e as pessoas terão dificuldade para entender os conceitos se seu ambiente de trabalho não mudar, se a liderança continuar atuando como sempre fizeram no passado. Existe ligação direta entre forma de trabalho e cultura , pois o trabalho influencia o comportamento e, ao longo do tempo, o comportamento define a cultura. É difícil, então, esperar sucesso da implementação do ágil sem introduzir mudanças na forma de trabalhar das pessoas.
Uma organização não pode simplesmente anunciar sua intenção de implementar o ágil e esperar que os comportamentos mudem. Para que a estratégia se consolide, ela deve integrar certos princípios-chave e operar dentro de um ambiente de trabalho que os apoie.
Aqui estão alguns pontos importantes:
Faça o implícito, explícito. A transparência é uma marca registrada do ágil. Espera-se que os membros da equipe tornem visíveis os detalhes e o progresso de seu trabalho. Essa transparência permite que a equipe veja rapidamente se está no caminho certo para atingir a meta, se há muito trabalho em andamento ou se está bloqueado em uma ou mais atividades. A equipe pode usar essas informações para mudar a maneira como está trabalhando.
Experimente, teste e confie. Se não funcionar, teste, colha os feedbacks, aplique, teste novamente. Dentro do ágil, a falha é considerada um "sucesso" por causa do aprendizado que pode ocorrer. Se uma empresa está disposta a experimentar e não tem medo do fracasso, pode chegar a conclusões que nunca teria alcançado ao se conformar com o status quo.
Aprender juntos. As equipes ágeis trabalha o aprendizado mútuo que desenvolve o pertencimento e o comprometimento. Os espaços ágeis podem apoiar esse aprendizado, definindo o cenário para que a colaboração aconteça naturalmente, e que faça parte do ways of working da área.
Remova os silos e permita que todos participem. Em uma cultura de experimentação, a colaboração e o compartilhamento são cruciais. A hierarquia ou a mentalidade de silo não devem determinar quem tem a oportunidade de apresentar ideias e buscar novos projetos. Você também deve incentivar e facilitar as pessoas em todos os departamentos a trabalharem juntas e colaborarem em ideias. Os insights e ideias de pessoas fora do problema que você está tentando resolver podem ser extremamente valiosos.
Mudança do papel liderança . O Agile recomenda que os líderes se comportem de maneira diferente. Eles devem capacitar suas equipes para tomar decisões e dirigir seu próprio trabalho. O Agile não apenas pede que as equipes adotem uma nova maneira de trabalhar, mas também exige que os líderes se adaptem a uma nova maneira de liderar. Os líderes ágeis saem do caminho, verificando as equipes em vez de verificar e confiando nos membros para resolver problemas com pouca direção. Eles também incentivam a tomada de riscos, garantindo às equipes que a experimentação é esperada e reforçando que o aprendizado através do fracasso é uma contribuição positiva.
Os líderes ágeis distribuem a tomada de decisões, incentivando os membros da equipe a assumirem responsabilidades cada vez mais desafiantes.
Eles quebram os silos de conhecimento, concentrando-se no treinamento cruzado dos membros da equipe para evitar a dependência excessiva de funcionários individuais. Além disso, eles cultivam o compromisso com o cliente, garantindo que os clientes estejam inseridos no processo.
Concentre-se em pequenas vitórias incrementais. Dado o quão competitivo e volátil os negócios podem ser, comprometer-se com um único experimento de tudo ou nada é uma má jogada e pode levar ao desastre. Em vez disso, é melhor se concentrar em vitórias pequenas e incrementais.
Se sua nova direção é ser mais ágil, é importante estabelecer clareza, definir expectativas, criar roteiros para o sucesso e planejar os movimentos cruciais que sua empresa precisa fazer para chegar onde você deseja estar.
Comments