Se um executivo que não sabe nada sobre Agile te perguntasse o que significa ter um "mindset ágil", o que você responderia? Eis abaixo uma tentativa de elucidar o significado e a importancia do Mindset Ágil para o sucesso nas organizações.
Um mindset ágil é o conjunto de atitudes que sustentam um ambiente de trabalho ágil. Estas incluem respeito, colaboração, melhoria e ciclos de aprendizagem, orgulho na propriedade, foco na entrega de valor e capacidade de adaptação à mudança. Este mindset é necessário para cultivar equipes de alta performance, que, por sua vez, oferecem um valor incrível a seus clientes.
Agora, se a executiva que comentamos anteriormente quiser mais informações, você poderia, possivelmente, ir a fundo nessas qualidades ou atitudes:
Respeito - A maioria dos integrantes da equipe precisam começar com respeito por seus companheiros de trabalho. Em nível empresarial, respeito pelos colegas em todas as posições da empresa, pelo cliente e pelo próprio produto é a chave para manter um nível apropriado para o ambiente de trabalho;
Colaboração - Com o aumento da complexidade dos sistemas construídos e consequentes problemas complexos a serem solucionados, uma única pessoa não deve ser capaz de manter em sua cabeça toda a informação necessária para completar a tarefa. Além disso, trabalhar com outras partes da empresa de forma colaborativa irá diminuir o número de interferências necessárias para entregar. A facilidade de colaboração, através de ferramentas, espaços no escritório e normas comportamentais podem melhorar a qualidade e o número de discussões colaborativas;
Melhorar o ciclo - Nenhum processo deveria ser "escrito em uma pedra". Sempre existe espaço para melhorias. Uma empresa que suporta este comportamento deveria ter uma postura leve na aderência de processos;
Ciclo de aprendizagem - Permitir que as pessoas tentem algo novo e que possam falhar, dar aos membros da equipe a oportunidade de aprender e se desenvolverem. As pessoas não deveriam ser assediadas por seus erros, ao invés disso, suportadas por assumirem riscos e aumentar o conhecimento do grupo;
Orgulho e apropriação - Mesmo que ninguém possua um pedaço específico do código, o orgulho sobre o que é entregue aumenta o desejo de entregar um trabalho de alta qualidade;
Foco na entrega de valor - O ponto principal de uma equipe ágil é entregar valor ao cliente. A equipe deve ser capaz de se concentrar no que é de maior valor naquele momento e entregar com o conhecimento de que outras pessoas na empresa (gerentes e Scrum Masters, por exemplo) estão lá para ajudar a remover quaisquer impedimentos.
Capacidade de adaptação à mudança - Se o cliente ligar duas horas após uma reunião e quiser fazer alterações, a empresa endossa a requisição. Qualquer processo para gerenciar essa alteração não pode ser um impedimento para a mudança.
Este mindset é o ambiente no qual as equipes ágeis florescem. Não é um pré-requisito para a adoção ágil, nem é necessário para uma equipe ágil funcional. Mas se esse mindset for cultivado e nutrido, seja antes, durante ou depois da adoção ágil, as equipes (e, portanto, a empresa) terão resultados surpreendentes - funcionários felizes entregando grande valor e deixando os clientes satisfeitos com os resultados.
Como uma agile coach e gestora de mudanças, ainda estou aprendendo a cultivar e aparar adequadamente. Também estou aprendendo que simplesmente compartilhar a visão fortalece isso. Chamar a atenção para a cultura (atual e futura) da equipe muda o comportamento. Como reforçar a mudança de mindset na organização? Usando esse sistema de aproximação sucessiva, a equipe vai sendo recompensada pelo crescimento em um conjunto de comportamentos - aproximando-se cada vez mais do mindset ágil - e desencorajada em comportamentos que não exemplificassem elementos do mindset.
Uma reflexão: Que pequenos passos você pode dar hoje para chegar mais próximo do mindset ágil? Como você esta compartilhando a visão ágil na organização?
Fontes: Susan McIntosh via infoQ, Agile Institute. HR Agile Comunity.
Comentarios