Desde a primeira vez que eu tive a oportunidade de trabalhar com metodologias Ágeis, pude ver o imenso valor que ele tem a oferecer para os negócios. Pois tem como princípio a promoção de foco na entrega de valor, maior trabalho em equipe, maior transparência, resultados mais previsíveis e maior capacidade de adaptação dos times para mudar. A abordagem Agile, desenvolvida por um grupo de desenvolvedores de software em 2001, é um conjunto de valores e princípios orientadores que moldam a maneira de pensarmos e agirmos relacionados ao nosso trabalho. O termo em si se tornou uma palavra da moda e pode ser difícil separar o verdadeiro Agile dos projetos que simplesmente usam o Agile como uma forma de branding, adotando as cerimônias, terminologia e prestando menos atenção aos princípios e valores do Agile. Então, como você sabe se está realmente aproveitando o poder do Agile? A prova está nos resultados dos negócios e na transformação cultural que vemos em nossas organizações.
Estes são 7 sinais de um ambiente ágil saudável: 1. Existe um fluxo contínuo de valor O valor de tudo em que as equipes estão trabalhando deve ser claramente entendido por todos. O trabalho realizado é validado em demonstrações regulares e comprovado por releases frequentes (testar, medir, repetir). Qualquer trabalho a ser realizado está sujeito a refinamentos e priorizações regulares. O mundo muda e as prioridades da organização também. Isso garante que as equipes se concentrem naquilo que realmente entrega valor para a organização.
2. Todo mundo entende a visão e a estratégia É fundamental que todos na organização Ágil entendam como seu trabalho e entregas contribuem para uma visão do propósito e estratégia geral. É fundamental que isso seja estabelecido e amplamente comunicado em todos os estágios da organização, tanto do ponto de vista técnico quanto do de negócios.
3. A qualidade da entrega é alta Há vários elementos a serem considerados ao avaliar a qualidade da entrega. Isso inclui manter-se a par das mais recentes iniciativas técnicas, adotar as melhores abordagens e padrões de desenvolvimento e verificações de qualidade, além de defender a excelência técnica. 4. Comunicação entre negócios e desenvolvimento A comunicação aberta e regular entre as funções de negócios e desenvolvimento (serviços e produtos) são marcas registradas de um ambiente Agile. Os indivíduos em nível de equipe devem se comunicar diariamente, enquanto os líderes devem trocar atualizações regularmente. Para isso o Agile oferece diferentes cerimonias para melhorar e dar transparência a comunicacão.
5. Todo mundo entra no jogo Uma verdadeira equipe Ágil é aquela em que os objetivos pertencem ao coletivo e não ligados ao patamar individual. Os membros da equipe devem ser multifuncionais e o conhecimento, as habilidades e os sucessos devem ser compartilhados livremente entre o time.
6. Equipes com entregas previsíveis Uma entrega previsível e mensurável é sinal de uma equipe Ágil de alta performance. Essa previsibilidade deve ser aproveitada para criar metas realistas e apoiar o planejamento proativo e futuro.
7. Os funcionários estão envolvidos Um ambiente ágil é um local verdadeiramente agradável para trabalhar. Os membros da equipe experimentam uma cultura colaborativa e de apoio, com baixos níveis de competição, que refletem positivamente a satisfação e os comportamentos dos funcionários.
Quer implementar a cultura ágil na sua empresa? Fale conosco.
Comments