top of page

Conectando Conhecimento e Ideias, Cultivando Líderes

  • Instagram
  • LinkedIn
Foto do escritorMarcela Azevedo

Por que o "workforce planning"​ deve ser uma prioridade?

Atualizado: 8 de jan. de 2021

A quem pensa que a função da área de gestão de pessoas (RH) gira em torno do gerenciamento da folha de pagamento, atuar em interface com a gerência, contratar novos funcionários, controlar arquivos de DP e buscar o bem-estar dos funcionários: mas o RH tem um papel muito mais importante a desempenhar com responsabilidades essenciais para operações e crescimento de negócios eficientes, principalmente nestes momentos de crise.

O planejamento da força de trabalho, ou em inglês "workforce planning" pode ser definido como a identificação e análise sistemática das necessidades de pessoas, levando em consideração os planos e objetivos da organização - isto é, as necessidades em termos de conhecimento, experiência e habilidades necessárias para que o negócio tenha sucesso e continue sendo competitivo.

É um processo projetado para gerar insights e dados de negócios, informando a organização seu status atual, os impactos de uma transição e necessidades futuras, permitindo assim, enfrentar melhor um ambiente de negócios V.U.C.A. As surpresas e problemas causados pela falta de planejamento da força de trabalho são desestabilizadoras e onerosas para os negócios.



Os principais componentes ou etapas do planejamento da força de trabalho incluem a revisão da força de trabalho atual, a previsão das necessidades de força de trabalho futura e o desenvolvimento de estratégias para evitar problemas de força de trabalho a serem enfrentados na organização. A figura acima ajuda na identificação de lacunas na força de trabalho atual da organização e no desenvolvimento de estratégias para reduzir as lacunas na força de trabalho e os desafios atuais Workforce planning e o COVID-19 (reduções temporárias)

Como resultado do COVID-19, muitas empresas sofrerão um impacto significativo em suas previsões de vendas e em muitos casos a receita será interrompida. Como consultora de RH sei que difícil se concentrar no período de recuperação que certamente virá apos este período desafiador, mas é essencial fazer o "workforce planning" para prever e executar a análise de cenário antes de tomar decisões. As reduções são necessárias? Essa é a pergunta mais difícil que você terá que responder. Antes de tomar a decisão e comunica-la, considere todas as alternativas possíveis e faça as contas dos impactos de curto e longo prazo na folha de pagamento, afinal dispensar um talento pode custar ainda mais caro no longo prazo. Lembre-se de que as reduções têm um preço e ainda não é certo o quão rápido você precisara agir, para acelerar de novo. Se você determinar que as reduções temporárias da força de trabalho são absolutamente necessárias, tenha clareza sobre suas opções e planeje cuidadosamente o caminho a seguir. Em todos os casos, recomendo que nesta fase crítica, as empresas desenvolvam comunicações claras e frequentes sobre seus negócios para seus funcionários e atualizem essas comunicações conforme as situações mudam. #rhestratégico #recursoshumanos #rh #workforceplanning #coronavírus #hragile #consultoriaderh #estratégia

Comments


Receba os artigos no seu e-mail. 

Thanks for submitting!

bottom of page