Nos últimos artigos sobre Agilidade analisamos a ascensão do RH Ágil- como uma abordagem no gerenciamento de talentos que se concentra em maior transparência, envolvimento mais profundo e um ciclo de feedback mais rápido. Baseado inicialmente em uma metodologia para desenvolver software de maneira incremental, rápida e eficiente, o Agile ganhou força em várias disciplinas de negócios, incluindo RH. Embora a metodologia Agile priorize o gerenciamento de mudanças em vez do planejamento de longo prazo, qualquer organização que planeje mudar para o RH ágil ainda precisa implementar um planejamento desta mudança. E para isso contem com a MF Consultoria de RH. Para se ter uma transformação Agile, o RH precisa estar aberto a mudança de mindset. Como os profissionais podem se preparar para adotar o Agile HR dentro do próprio RH? Aqui esta uma das maneiras principais de estabelecer as bases para o sucesso. Suporte a uma mentalidade ágil
A metodologia Agile é mais do que um conjunto de processos a serem aprendidos, é uma mentalidade que reconhece a importância do engajamento da equipe e da responsabilidade individual, entre outros pontos. Ela exige que todo funcionário que esteje preparado, possa tomar a iniciativa e se envolver na função de RH, seja na forma de aprendizado e desenvolvimento auto dirigidos, recrutamento por referência ou incorporando e promovendo valores organizacionais internamente e para o mundo exterior. Alguns exemplos: o treinamento para líderes é desenvolvido com os líderes, a jornada do colaborador é criada com os colaboradores e não com o RH apenas. É O DEIXAR DE FAZER PARA OS FUNCIONÁRIOS, PARA FAZER COM OS FUNCIONÁRIOS.
Essas funções no nível transacional do RH podem ser incentivadas revisitando as principais competências da organização ou aquelas no nível da família do cargo, para garantir a competência de suporte ágil, como “trabalho em equipe”, “solução de problemas”, “comunicação interativa” e “iniciativa”. Para os envolvidos no desenvolvimento e administração de RH dentro da organização, um dos maiores desafios é a necessidade de renunciar ao comando/controle e colocar maior responsabilidade nas mãos dos times. Bersin descreve que o método de trabalho RH Ágil, envolve redefinir a função de RH como um meio de facilitar e melhorar a agilidade organizacional, e não como um centro de controle e aplicação de padrões. Olhando para a área de RH e seus "jobs descriptions", é necessário integrar as competências certas nas funções da área, para ajudar a efetuar uma mudança em direção a um novo modelo de RH. Portanto, onde competências como “fiscalização”, “gerenciamento de projetos” e “gerenciamento de informações” podem ter sido prioridades no passado, no futuro, competências como “facilitar práticas ágeis”, “promover a aprendizagem” , “motivar outras pessoas” , "design de experiências" podem precisar ser priorizadas e desenvolvidas. No momento em que capacidade de resposta, flexibilidade e engajamento são qualidades valorizadas em qualquer prática de RH, os princípios Agile podem oferecer um valor tremendo. Mudar de revisões anuais para feedback contínuo, da propriedade das funções de RH para a confiança e capacitação dos funcionários, e de processos inflexíveis para aqueles que suportam experimentação, aprendizado e mudança, podem ajudar o RH a ficar à frente em um mundo volátil e em rápida evolução.
Quer transformar seu RH?
Comentarios